Código de Conduta

Na Ambientaliza devemos sempre agir com integridade profissional, e demonstrar nosso compromisso com as mais elevadas normas éticas.
Com a adoção desse Código, reforçamos a prática de um ambiente saudável de trabalho e de negócios, que estimula o respeito mútuo e a integridade física e moral de todos.
A Ambientaliza entende que um negócio para ser bom de verdade, tem necessariamente que ser bom para a Ambientaliza, bom para o cliente que recebe nossos serviços, e principalmente bom para a sociedade, a qual pode usufruir de um ambiente de negócios, de trabalho e de geração de renda e valor, que é o fim de todas as nossas relações.
Na dúvida de como agir em determinada situação, pergunte a si mesmo:

REFLETIRÁ BEM PARA MIM E PARA A AMBIENTALIZA?
GOSTARIA QUE ISSO SE TORNASSE PÚBLICO?

Se a dúvida persistir, não adote o comportamento.
Apesar das muitas orientações desse Código sobre os padrões de comportamento que devem ser seguidos em nossos negócios, entendemos que nenhum documento é capaz de prever todas as situações.
Assim sendo, em caso de dúvidas de interpretação ou situações não previstas neste manual, a empresa sugere a procura por orientação adicional e suporte dos responsáveis pelos assuntos de Conduta e Compliance.
A AMBIENTALIZA desenvolveu um PROPOSTITO fortemente pautado em seus valore e visão de negócio que deve ser bom para a AMBIENTALIZA, para seus clientes e para a sociedade.
Nosso PROPOSITO deve nortear a conduta das pessoas que fazem parte do contexto da empresa, essenciais para consolidar uma imagem de empresa sólida e confiável.

PROPÓSITO
“Aplicar eficazmente nosso conhecimento com transparência, eficiência e o domínio técnico, na procura de soluções adequadas às necessidades e que proporcionem tranquilidade e segurança a nossos clientes, através de uma busca por resultados obstinada, mas sem sacrificar a qualidade de nossos serviços, pois é a satisfação dos clientes que nos dá a continuidade a longo prazo.”

1. ABORDAGEM GERAL
O Código de Conduta da AMBIENTALIZA está respaldado em princípios claros de boa Governança e Compliance, e se pauta em práticas que sejam do conhecimento de todos. Esse conceito tem a ver com a qualidade de atitudes e ações das pessoas, podendo se afirmar que o ser humano é o grande direcionador da Governança.
As ações da empresa serão sempre voltadas para promover o respeito mútuo entre todos os colaboradores, representantes, fornecedores, prestadores de serviços, sindicatos, entidades de classe, governo, imprensa, clientes e demais partes interessadas da AMBIENTALIZA. É responsabilidade da liderança da empresa e de todos que nela estejam, criar um ambiente de trabalho saudável, transparente e de respeito e confiança.
Os Padrões de Conduta estão intimamente associados aos Valores definidos pela AMBIENTALIZA, fundamentais para o sucesso dos Negócios, que são:

2. VALORES DA AMBIENTALIZA

I – Foco do cliente
Esteja presente em nossos clientes. Precisamos entender seu negócio para prover as melhores soluções.

  • Supere expectativas.
  • Cultive bons relacionamentos.
  • Entender as dores, para poder oferecer os melhores remédios.
  • Sempre ofereça o certo ao cliente.
  • Lembre que nem sempre ele sabe exatamente o que precisa, afinal os especialistas somos nós.

II – Meritocracia
Recompense quem gera valor.
Dividir o sucesso é fundamental para a nossa prosperidade.

  • Promova os nossos talentos.

III – Respeito às pessoas
Valorize a cortesia e a imparcialidade.
Nosso ambiente é um diferencial competitivo.

  • Respeite as diferenças.
  • Repudie atos discriminatórios, de assédio ou retaliações de qualquer ordem.

IV – O time é nosso maior ativo
Invista tempo no desenvolvimento das pessoas. Multiplique-se.

  • Trabalhe em equipe.
  • Considere opiniões.
  • Compartilhe conhecimentos.
  • Estimule o autodesenvolvimento.

V – Atitude vencedora
Encare novos desafios sem hesitar.
Eles se tornarão conquistas.

  • Acredite.
  • Pense positivo.
  • Persista e seja resiliente.

VI – Espírito de dono
Cumpra com o combinado e certifique-se de que tudo seja feito com o mais alto padrão de qualidade.
Suas atitudes constroem a nossa reputação.

  • Integridade é algo de que não se abre mão.
  • Cuide da nossa marca.
  • Seja responsável e ético com todos os nossos clientes, colaboradores, parceiros e com a sociedade.

VII – Inovação
Pense fora da caixa.
É a melhor forma de oferecermos soluções diferenciadas.

  • Esteja aberto às mudanças. Lembre-se que somos ovelhas negras e não seguimos manadas, fazemos nosso caminho.
  • Aprenda com os desafios.
  • Estimule o pensamento criativo.

VIII – Valorização e disseminação da cultura
Incentive e promova nossa cultura.
Nossa identidade nos fortalece.

  • Seja exemplo.
  • Inspire!

3. RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES
Compete à Direção da empresa, assim como todos seus colaboradores, no exercício de suas atividades:
Liderar através do exemplo, adotando atitudes e comportamentos coerentes aos Valores da AMBIENTALIZA;
Promover e comprometer-se com uma conduta ética, incluindo o tratamento isento em situações que caracterizem conflitos de interesses de relacionamento pessoal e profissional, sejam efetivos ou potenciais;
Evitar conflitos de interesses, comunicando qualquer relacionamento ou transação que possa presumir a existência potencial de situações dessa natureza;
Tomar todas as medidas cabíveis para proteger a confidencialidade de informações restritas sobre a Empresa, tanto de natureza mercadológica, tecnológica e científicas; e
Comunicar ao Comitê de Conduta e/ou ao Compliance Officer eventual violação a essas diretrizes.

4. RELAÇÕES COM COLABORADORES
O relacionamento entre a AMBIENTALIZA e os Colaboradores deve estar respaldado no senso de justiça, motivação, respeito mútuo e na valorização pelo ser humano, na transparência e no compartilhamento de responsabilidades.
A empresa não admitirá em qualquer hipótese qualquer forma de assédio moral ou sexual contra nenhum Colaborador. O assédio moral é caracterizado por abuso de poder, desqualificando, menosprezando ou humilhando outrem. O assédio sexual é caracterizado por alguém que faz proposta de caráter sexual a outra pessoa, negando-lhe a possibilidade de recusar pelo uso da intimidação, chantagem ou outros meios de coação.
Os administradores, representantes e colaboradores da AMBIENTALIZA não devem oferecer ou aceitar presentes ou vantagens econômicas de qualquer natureza que possam ser correlacionadas com qualquer tipo de negociação no contexto da empresa, exceto objetos de pequeno valor (até R$ 100,00) classificados como brindes de marketing.

5. RELAÇÕES COM AS INSTALAÇÕES DE TRABALHO
Instalações, equipamentos, máquinas, materiais e informações de propriedade da AMBIENTALIZA devem ser utilizados pelos colaboradores apenas para fins de trabalho, de acordo com as normas da empresa. Os colaboradores deverão solicitar permissão antes de utilizar esses bens em projetos ou propósitos alheios aos da empresa.

6. RELAÇÕES COM A SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES.
Todos os arquivos e informações criados, recebidos ou armazenados nos computadores e servidores da AMBIENTALIZA – ou por ela contratados -, bem como dispositivos móveis adquiridos por ela­­­, são considerados de sua propriedade. Por este motivo, a empresa poderá monitorar qualquer informação transmitida ou armazenada nesses locais. O uso adequado dos recursos computacionais da empresa está detalhado na Política de Segurança da Informação qualquer violação a esta Política será passível de punição.

7. RELAÇÕES COM PARCEIROS DE NEGÓCIOS
Os parceiros de negócios, caracterizados principalmente pelos Fornecedores, Prestadores de Serviço, Representantes Comerciais, Instituições Financeiras – dentre outros -, têm um papel importante e estratégico para a AMBIENTALIZA. Devem ser construídos relacionamentos de longo prazo, com regras claras, baseados em confiança e comprometimento recíprocos pelo aprendizado e de experiências compartilhadas, estimulando práticas que resultem em sucesso conjunto.
Os parceiros de negócios da empresa devem ter seus direitos respeitados e preservados, bem como cumprir com as obrigações contratuais estabelecidas de comum acordo entre as partes envolvidas.

8. RELAÇÕES COM O MEIO AMBIENTE
As atitudes em relação ao meio-ambiente têm como prioridade o respeito pela natureza, a prevenção e a redução dos impactos ambientais, com ações e comprometimento das pessoas, a melhoria dos processos e da aplicação de tecnologias adequadas, voltadas ao desenvolvimento sustentável. Assim, todos os esforços devem ser feitos dentro e fora da empresa no intuito de preservar o ecossistema em que vivemos.

9. EMPRESA LIVRE DE TABACO
A AMBIENTALIZA proibiu o fumo em todas as dependências da empresa, inclusive nas áreas externas.

10. RELAÇÕES COM CLIENTES
A satisfação dos Clientes é a razão de ser da AMBIENTALIZA. Todos os esforços devem ser direcionados para identificar o que é percebido como valor pelos Clientes, estabelecendo ações capazes de transformar tais valores em realidades lucrativas recíprocas, respaldadas em relacionamentos seguros e de longo prazo.
A assertividade, presteza, qualidade e agilidade na resposta ao Cliente são fundamentais para a imagem da AMBIENTALIZA sendo obrigação dos colaboradores responder a todas as dúvidas do cliente e esclarecer, com transparência e respeito, as políticas da empresa. Quando não souber a resposta, ela deve ser procurada com quem possa fazê-lo a contento para que seja encaminhada ao Cliente.
Tenha sempre em mente que em muitas vezes o cliente não sabe exatamente o que precisa, ele entende sua dor, mas sabe a causa, e é justamente no combate da causa que reside o real valor de nosso trabalho. Nós não tratamos sintomas, mas sim a doença.

11. PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO
A AMBIENTALIZA está comprometida em seguir os preceitos das legislações anticorrupção e de combate à lavagem de dinheiro nos mercados em que atua, em promover uma cultura de transparência e combater a corrupção, não tolerando quaisquer transações financeiras incomuns que possam dar margem a práticas corruptivas, de lavagem de dinheiro ou que de qualquer forma atentem contra o patrimônio público nacional ou estrangeiro.
Desta forma, por meio do investimento em programas e ferramentas de compliance, entre eles a aplicação de treinamentos em práticas de respeito à lei, a AMBIENTALIZA busca assegurar o cumprimento dos preceitos legais atinentes.

12. DO COMITÊ DE COMPLIANCE
O Comitê de Compliance tem a responsabilidade de zelar e atualizar este Código, promover a divulgação e disseminar padrões de conduta adequados para a AMBIENTALIZA. Também é responsável por orientar aos interessados no caso de dúvidas quanto à aplicação deste Código, assim como a apuração e tomada de decisão quando verificados casos de violação dos princípios estabelecidos.
No caso do Comitê se defrontar com situações que possam gerar desconfortos ou constrangimentos para julgamento, pode-se alternativamente buscar apoio de árbitro externo, com isenção e independência, para emissão de parecer que ajude na solução.
É a instância máxima de aplicação e avaliação de situações conflitantes ao Código de Conduta relacionadas com posições de Diretoria, tem como função principal coordenar a adoção das diretrizes do Código de Conduta por todos que fazem parte do escritório da empresa.
Outros colaboradores, ou ainda terceiros, podem ser convidados para participar do Comitê, conforme necessidade. Em qualquer situação não é permitida, sob qualquer hipótese, a participação de qualquer pessoa cuja situação de julgamento lhe diga respeito, direta ou indiretamente.
A AMBIENTALIZA procura detectar e conter violações éticas e condutas inadequadas ou ilegais em seu ambiente.

13. CANAIS DE COMUNICAÇÃO (OUVIDORIA)
A AMBIENTALIZA disponibiliza canais de comunicação para dúvidas, reclamações, sugestões e denúncias de corrupção, suborno, fraude, condutas ilegais ou antiéticas, agressão ao meio-ambiente, práticas ou registros contábeis questionáveis, mau uso dos ativos da empresa e discriminação (de gênero, racial, social, religiosa ou de qualquer outro tipo). O objetivo é facilitar o cumprimento e a efetividade do Código de Conduta e do Compliance. Para isto poderá ser utilizado o e-mail: integridade@ambientaliza.com.br

14. AÇÕES DISCIPLINARES
A AMBIENTALIZA não tolera violações de cunho ético e condutas que estejam em desacordo com as diretrizes deste Código. A empresa encoraja a iniciativa de comunicar voluntariamente o envolvimento em uma violação, sendo esta atitude levada em consideração no momento de determinar eventual ação disciplinar adequada. Os Comitês de Conduta têm a autoridade para definir a aplicação de ações disciplinares de acordo com sua gravidade, utilizando como referência:
Casos leves: advertência verbal;
Casos moderados: advertência escrita;
Casos graves: suspensão disciplinar, afastamento, quebra unilateral de contrato ou até demissão por justa causa (artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho) quando aplicável.
As penas aplicadas pela empresa não dispensam nem substituem eventuais penalidades legais, por infrações a normas ou regulamentos de órgãos ou entidades com as quais a AMBIENTALIZA se relaciona.
Todo colaborador sujeito a uma ação disciplinar deverá ser submetido a treinamentos específicos, de acordo com a gravidade do caso.